O jeitão rústico faz parte desse ensopado clássico, perfeito para os dias frios. O ideal é preparar com antecedência: o frango fica ainda mais saboroso no dia seguinte, dormido no molho de tomate, pimentão e pimenta calabresa.
Por isso, é também uma ótima receita para congelar. Na hora de reaquecer, o molho impede que as coxas ressequem. Vai bem com os mais diferentes acompanhamentos, da polenta ao arroz, do purê ao cuscuz de milho ou marroquino.
INGREDIENTES
- 8 coxas de frango com pele e osso (cerca de 1,2 kg)
- 1 pimentão vermelho
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- ½ xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca
- ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Tempere as coxas de frango com 2 colheres (chá) de sal e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — elas não podem estar geladas na hora de ir para a panela.
Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e fatie cada metade em tiras de 1 cm. Descasque e corte a cebola em cubos de 1,5 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, coloque metade das coxas de frango e deixe dourar por cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita o processo com o restante, regando com mais azeite.
Veja também: Como fazer pão de leite de liquidificador
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata
Mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione o pimentão e a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho, a pimenta calabresa, a erva-doce e mexa por 1 minuto para perfumar.
Regue com o vinho e raspe bem os queimadinhos do fundo da panela — eles dão mais sabor ao preparo. Acrescente o tomate pelado (com o líquido) e a água, tempere com ½ colher (chá) de sal e misture bem.
Volte as coxas de frango douradas para a panela e aumente o fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, com a tampa entreaberta, até o frango ficar macio e o molho encorpar. Desligue o fogo e sirva a seguir.
SOBROU FRANGO?
Veja como o chef Raphael Despirite transformou as sobras de frango à cacciatore e cuscuz de milho num salmorejo com farofinha de cuscuz e croûtons de abobrinha.
PODE CONGELAR?
Sim! Dura até 3 meses no congelador.