Hortelã e salsinha trazem frescor. Cominho, canela e pimenta síria se unem para dar o sabor inconfundível deste prato tradicional da culinária árabe, que ganha aqui uma modelagem clássica, apesar de menos conhecida.
Sem os espetos, esta kafta é mais fácil de moldar e de preparar na frigideira. É ótima opção para uma refeição mais despojada, com pastinhas e pão sírio, e também para a happy hour.
INGREDIENTES
- 500 g de patinho moído
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 6 ramos de hortelã (2 colheres [sopa] de folhas picadas)
- 5 ramos de salsinha (2 colheres [sopa] de folhas picadas)
- raspas de 1 limão
- 1½ colher (chá) de sementes de erva-doce
- 1 colher (chá) de cominho
- ½ colher (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de pimenta síria
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha e hortelã. Bata as sementes de erva-doce no pilão.
Numa tigela grande, junte a carne moída, a cebola, o alho, as ervas picadas e as raspas de limão. Tempere com as sementes de erva-doce, o cominho, a pimenta síria, a canela, o sal e pimenta-do-reino a gosto. Amasse bem com as mãos para misturar.
Para modelar as kaftas: umedeça as mãos com água e retire uma porção da carne (cerca de 2½ colheres [sopa]). Aperte bem a carne na palma da mão para modelar um cilindro de 6 cm de comprimento e 2 cm de largura. Transfira para uma assadeira e repita o processo com o restante da carne.
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata
Leve uma frigideira antiaderente (ou de ferro) ao fogo médio para aquecer. Regue a frigideira com 2 colheres (chá) de azeite e coloque quantas kaftas couberem, uma ao lado da outra, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 3 minutos e vá virando as kaftas para dourar toda a superfície por igual. Transfira para um prato e repita com o restante das kaftas, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva a seguir.
veja também:
Como fazer brigadeiro sem leite condensado e fica uma delicia