Hoje vou ensinar uma receita que não pode faltar em nenhuma festinha e que também é perfeita para aquele lanchinho da tarde: a Coxinha de Frango! Sim, essa maravilha brasileira que conquista todo mundo com sua casquinha crocante por fora e o recheio suculento de frango desfiado. E o melhor de tudo? Vou te mostrar que fazer coxinha em casa é mais fácil do que parece, e o resultado é tão incrível que você vai querer repetir sempre.
Essa receita é uma verdadeira paixão nacional, e não importa a ocasião, sempre arranca elogios! Aqui em casa, a coxinha é sinônimo de diversão e família reunida, já que todo mundo adora ajudar no preparo e, claro, saborear cada uma com muito prazer. E vou te contar, depois que você fizer essa coxinha em casa, vai ver que a versão caseira é imbatível!
Então, bora separar os ingredientes e fazer juntas essas delícias? Você vai ver que é simples, prático, e o resultado vai deixar qualquer pessoa com água na boca.
Ingredientes da Coxinha de Frango
Para a massa:
- 1 litro de caldo de frango (pode ser feito com o próprio frango que será desfiado)
- 500g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal a gosto
Para o recheio:
Veja também: Como fazer lombo na panela de pressão
Veja também: Como fazer Salmão defumado com crosta
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata
- 500g de peito de frango desfiado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 tomate picado sem sementes
- 1/2 xícara de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Requeijão cremoso (opcional, mas fica delicioso!)
Para empanar e fritar:
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo suficiente para fritar
O que você vai utilizar e o tempo de preparo
Essa receita não precisa de muitos utensílios complicados. Basicamente, você vai precisar de uma panela grande para fazer a massa e refogar o recheio, e uma superfície lisa para modelar as coxinhas. Também é importante ter uma panela funda para fritura, já que as coxinhas precisam de bastante óleo quente para ficarem bem crocantes.
Quanto ao tempo de preparo, você vai gastar cerca de 1 hora no total. O que leva mais tempo é o processo de modelar as coxinhas, mas com a prática, você vai pegar o jeito e fazer rapidinho!
Modo de Preparo da Receita
- Preparando o recheio: Comece refogando a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Em seguida, acrescente o tomate picado e refogue mais um pouco. Depois, adicione o frango desfiado e tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Se quiser dar um toque especial, misture um pouco de requeijão cremoso ao recheio, ele vai deixar tudo ainda mais saboroso! Reserve o recheio para esfriar.
- Preparando a massa: Em uma panela grande, ferva o caldo de frango junto com a manteiga e uma pitada de sal. Assim que ferver, adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa vigorosamente com uma colher de pau até a massa desgrudar da panela e formar uma bola homogênea. Desligue o fogo e deixe a massa esfriar um pouco.
- Modelando as coxinhas: Pegue porções da massa e faça bolinhas. Abra cada bolinha na palma da mão, coloque uma colher de chá do recheio no centro e modele a coxinha fechando as pontas e formando o formato característico de gota.
- Empanar e fritar: Passe as coxinhas modeladas nos ovos batidos e depois na farinha de rosca, cobrindo bem todos os lados. Aqueça o óleo em uma panela funda e frite as coxinhas até que fiquem douradas e crocantes. Deixe escorrer em papel-toalha e sirva quentinhas!
A história e um toque de humor
Aqui em casa, a coxinha é mais que uma simples receita, é quase uma celebração! Eu lembro de uma vez que fiz coxinha para um aniversário e, antes mesmo de fritar o último lote, já não tinha mais nenhuma na mesa! Todo mundo vai correndo pegar a sua, e a cada nova fornada, a gente se diverte com as desculpas do tipo “essa é a última, juro!”. É uma receita que sempre traz alegria e que nunca sobra!
Outra coisa engraçada é que, toda vez que vou modelar as coxinhas, meu marido brinca que eu devia competir em uma maratona de coxinhas, porque acabo fazendo tantas! Mas, é claro, o que vale mesmo é o resultado final: aquele sabor incrível que conquista o coração de todo mundo.
Versão Saudável da Coxinha de Frango
Agora, se você está buscando uma versão mais leve dessa delícia, também tenho uma receita adaptada para deixar as coxinhas mais saudáveis, sem perder o sabor!
Ingredientes da versão saudável:
Para a massa:
- 1 litro de caldo de legumes caseiro
- 500g de farinha de aveia
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto
Para o recheio:
- 500g de peito de frango desfiado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 tomate picado sem sementes
- 1/2 xícara de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Requeijão light (opcional)
Para empanar:
- 2 ovos batidos
- Farinha de linhaça ou farelo de aveia para empanar
Ao invés de fritar, você pode assar as coxinhas no forno a 200°C por cerca de 25 minutos ou até dourarem. Ficam super crocantes e leves!
Como ganhar dinheiro com essa receita
Se você já domina a arte de fazer coxinhas, por que não transformar essa paixão em um negócio lucrativo? As coxinhas caseiras sempre fazem sucesso, e aqui vão algumas ideias para você começar a ganhar dinheiro com essa receita:
- Venda sob encomenda: Ofereça coxinhas para festas e eventos. A vantagem é que você pode fazer coxinhas de tamanhos variados, desde as tradicionais até as mini coxinhas, que são perfeitas para coquetéis.
- Coxinhas congeladas: Uma boa ideia é preparar coxinhas em grandes quantidades, congelar e vender para que seus clientes possam fritar ou assar em casa quando quiserem. Assim, você garante a praticidade para quem ama coxinhas, mas não tem tempo para preparar.
- Delivery de coxinhas: Com o aumento do delivery, você pode montar um pequeno negócio vendendo coxinhas fresquinhas para a sua vizinhança. Invista em boas embalagens e capriche na apresentação para atrair mais clientes.
- Ofereça variedades: Além da coxinha tradicional de frango, você pode criar sabores diferenciados, como coxinha de carne seca, coxinha de queijo ou até versões veganas com recheio de legumes ou jaca. Assim, você atinge um público maior e diversifica suas opções de venda.
Conclusão
A Coxinha de Frango é aquele tipo de receita que traz felicidade instantânea. Fácil de fazer, deliciosa e perfeita para qualquer ocasião, essa coxinha caseira vai ser um sucesso na sua casa e, quem sabe, até virar uma oportunidade de negócio.
Agora que você já sabe todos os segredos dessa delícia, que tal colocar em prática e surpreender todo mundo? Tenho certeza de que será sucesso garantido!