Torta de limão com merengue

Como fazer torta de limão com merengue

Oracões

Essa receita chega a ser uma verdadeira dama de honra como sobremesa, essa torta de limão com merengue encanta a todos com seu sabor e sua beleza, ela foi feita para impressionar!

De básica esta torta não tem nada. O segredo está na gema de ovo: ela deixa o creme brilhante, sedoso e amarelinho. Ponto também para a decoração queimada, um luxo!

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.
  2. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro). Enquanto isso, prepare o creme de limão.

INGREDIENTES PARA O CREME DE LIMÃO

  • 8 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • caldo de 3 limões (cerca de ½ xícara)
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

  1. Sobre uma panela pequena, peneire as gemas – reserve 3 claras em uma tigela para preparar o merengue da cobertura. Junte o açúcar às gemas na panela e misture bem com um batedor de arames para dissolver. Junte o caldo de limão e o extrato de baunilha.
  2. Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela, para o creme não grudar. Atenção para o ponto: o creme deve ficar espesso como um mingau e num tom de amarelo opaco.
  3. Sobre uma tigela, passe o creme de limão por uma peneira (limpa) para elimina gruminhos de gema cozida.
  4. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o creme de limão fica mais espesso e brilhante. Cubra com filme, em contato com o creme, e leve para firmar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de montar a torta (se preferir, prepare o creme no dia anterior).

INGREDIENTES PARA ABRIR E ASSAR A MASSA

  • grãos de feijão cru

MODO DE PREPARO

  1. Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, dois sacos plásticos para alimento e papel-manteiga.
  2. Coloque a massa entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça e pode rachar, os sacos ajudam a manter a textura e o formato além de evitar da massa grudar no rolo e na bancada. Com o rolo de macarrão comece a abrir o disco de massa mantendo o formato circular – no começo ela é mais dura e resistente e as laterais tendem a rachar. Continue abrindo e, se necessário, pressione as bordas com as mãos para eliminar as rachaduras e manter o formato. A massa vai ficando mais maleável e menos quebradiça conforme é aberta.
  3. Abra a massa até formar um círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma. Retire o plástico de cima e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com cuidado, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha – aproveite o plástico para alisar a massa e não deixar a torta com marcas de dedos.
  4. Retire o plástico que sobrou na massa e, com uma faca (ou carretilha), corte o excesso da borda para nivelar a altura – a torta deve ficar com pelo menos 4 cm de altura.
  5. Para decorar a lateral da torta: com a ponta de uma colher de sobremesa, pressione delicadamente a massa da lateral e puxe para fazer o corte. O resultado é uma coroa. Junte todas as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode  fazer biscoitinhos
  6. Leve a fôrma com a massa à geladeira por 20 minutos para firmar – assim não corre o risco de as laterais baixarem na hora de assar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  7. Fure todo o fundo da massa com um garfo (ou palito). Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com o feijão cru – os grãos servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos até as laterais começarem a dourar.
  8. Tire do forno e, com cuidado, retire o papel com os feijões. Volte a massa ao forno deixe assar por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente – o fundo da massa deve perder o aspecto de crua e ficar mais sequinho. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e rechear. 

Você quer ver mais Receitas deliciosas como essa? ENTRE AQUI NO NOSSO GRUPO DO ZAP

achamos que você também pode gostar dessa Como fazer um cheesecake com geleia de morango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *