Fazer um ou dois cursos gratuitos profissionalizante pode ser muito importante para a carreira de uma pessoa. Esses cursos são focados na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo que o aluno pretende seguir.
Eles oferecem qualificação profissional em um curto espaço de tempo, permitindo a rápida inserção do estudante no ambiente de trabalho.
Além disso, os cursos técnicos profissionalizantes aceleram a entrada do aluno no mercado de trabalho e preparam o aluno para lidar com uma sociedade desenvolvida tecnologicamente Aqui estão algumas opções de cursos gratuitos para mulheres acima dos 30 anos:
Confira também: Melhores opções de investimento para os jovens em 2023
Curso Gratuito de Educação Financeira
Um curso de educação financeira ensina a utilizar o dinheiro de forma inteligente, tendo domínio sobre ele. Ele passa desde a parte de se tornar consciente sobre a sua situação financeira e cada ação que você toma com o seu dinheiro, até o passo de investir e otimizar seus ganhos
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata
Cursos Gratuitos de Marketing Digital
Um curso de marketing digital pode ensinar a criar e gerenciar campanhas de marketing online, a usar ferramentas de automação de processos, a desenvolver personas, a criar conteúdo, a ler métricas, a seguir regras de SEO, a fazer e-mail marketing, a gerar leads e muito mais
Confira também: Conheça 5 Cursos gratuitos para mulheres
Curso Gratuito de Artesanato e Costura
é possível empreender com um curso de artesanato e costura. Você pode abrir um atelier de costura, por exemplo, e oferecer serviços de costura e reparos de roupas, além de vender peças de artesanato
Como Inovar em tempo de crise
Inovar em tempos de crise pode ser um desafio, mas é possível. Algumas dicas são: não agir com emoção, investir em qualidade, entender o público-alvo, identificar dores reais da persona e escolher profissionais capacitados e motivados para se dedicar à inovação
Empreendedorismo e Empoderamento Feminino
Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres.
As mulheres vêm ocupando seu espaço e conquistando direitos e oportunidades de empreender em diferentes áreas De acordo com o Sebrae, as mulheres empreendedoras correspondem a mais de 10 milhões no mercado.
Aqui estão algumas sugestões para colocar em prática na hora de fazer cursos profissionalizantes
A melhor maneira de fazer um curso depende do tipo de curso e do seu estilo de aprendizagem. No entanto, algumas dicas gerais são:
Escolha bons cursos.
Para escolher um bom curso, é importante levar em conta alguns fatores, como:
- Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
- Verifique a qualidade do curso e dos professores.
- Verifique a grade curricular.
- Verifique a modalidade de ensino.
- Verifique a infraestrutura da instituição.
- Verifique a empregabilidade do curso.
- Verifique a opinião de alunos e ex-alunos.
- Verifique a relação custo-benefício.
Faça um planejamento de estudos.
Para fazer um plano de estudos, você pode seguir algumas dicas:
- Determine a quantidade de horas para estudo disponíveis.
- Analise as disciplinas a serem estudadas.
- Defina o tempo a ser dedicado para cada matéria.
- Intercale disciplinas diferentes para estudar.
- Evite programar matérias que usam o mesmo lado do cérebro.
- Use o final de semana para descansar.
- Conte com uma plataforma virtual.
Estabeleça metas.
Estabelecer metas é importante porque elas nos ajudam a ter um senso de direção e propósito, além de nos ajudar a manter o foco e a motivação. Elas também nos ajudam a medir o progresso e a avaliar se estamos no caminho certo.
Faça anotações.
Existem várias maneiras de fazer anotações, e a melhor maneira depende do seu estilo de aprendizagem e do tipo de informação que você está tentando capturar. Alguns métodos populares incluem o método Cornell, o método de esboço e o método de anotações visuais
Participe de fóruns e grupos de discussão.
Os fóruns de discussão são importantes porque permitem que os alunos possam interagir quando tiverem alguma pergunta, e a questão pode ser esclarecida tanto pelo professor quanto pelos outros alunos.
Além disso, os fóruns de discussão podem ser utilizados para avaliar o conhecimento dos alunos. A aprendizagem oferecida em um fórum de discussão é mediada pelos professores ou tutores do curso.
Eles acompanham o desenvolvimento das discussões feitas no fórum, intervindo se for necessário, o que orienta o processo de compreensão dos alunos. Em um fórum de discussão, é desenvolvido um espaço para a realização de debates sobre determinados assuntos.
Por meio dessa ferramenta, os alunos têm a oportunidade de compartilhar as suas dúvidas, ajudar a solucionar os questionamentos dos colegas e a construir, coletivamente, vários tipos de conhecimento.