A inveja é um sentimento negativo que pode prejudicar a nossa vida e a dos outros. Ela nos faz sentir insatisfeitos, ressentidos e até mesmo hostis com as pessoas que têm algo que nós desejamos. A inveja pode nos afastar de Deus e da sua vontade para nós.
Mas como podemos nos livrar da inveja e cultivar um coração grato e generoso? Uma das formas mais eficazes é através da oração. A oração é uma forma de comunhão com Deus, de reconhecer a sua bondade e de pedir a sua ajuda. A oração também nos ajuda a ver as coisas com uma perspectiva mais ampla e a valorizar o que temos.
Neste artigo, vamos compartilhar com você 5 dicas de oração para espantar inveja e viver uma vida mais feliz e abençoada.
1. Agradeça a Deus pelo que você tem
A primeira dica é agradecer a Deus pelo que você tem, seja material ou espiritual. A gratidão é o antídoto da inveja, pois nos faz reconhecer as bênçãos que recebemos e nos enche de alegria. Quando somos gratos, não nos comparamos com os outros, mas sim com Deus, que é a fonte de tudo o que temos.
Uma forma de praticar a gratidão é fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato e agradecer a Deus por elas todos os dias. Você pode fazer isso em um caderno, em um aplicativo ou até mesmo mentalmente. O importante é expressar o seu reconhecimento e louvor a Deus.
Veja também: Como fazer TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata
2. Peça perdão pelos seus pecados
A segunda dica é pedir perdão pelos seus pecados, especialmente os relacionados à inveja. A inveja é um pecado grave, pois fere o amor a Deus e ao próximo. Ela nos afasta da graça divina e nos torna escravos do egoísmo.
Por isso, precisamos confessar os nossos pecados com sinceridade e arrependimento, pedindo a Deus que nos perdoe e nos purifique. Você pode fazer isso em um momento de oração pessoal ou no sacramento da reconciliação, que é o meio ordinário de obter o perdão dos pecados graves.
Ao pedir perdão, você reconhece a sua fraqueza e a sua necessidade de Deus. Você também se abre para receber o seu amor misericordioso e restaurador.
3. Ore pelos seus inimigos
A terceira dica é orar pelos seus inimigos, ou seja, pelas pessoas que você inveja ou que lhe causam algum mal. Isso pode parecer difícil, mas é um mandamento de Jesus: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5,44).
Orar pelos seus inimigos não significa concordar com as suas atitudes ou desejos, mas sim querer o bem deles e pedir a Deus que os abençoe e os converta. Ao fazer isso, você demonstra um amor verdadeiro, que não se baseia nas emoções ou nas circunstâncias, mas na vontade de Deus.
Orar pelos seus inimigos também tem um benefício para você: ele te liberta do rancor, da mágoa e da amargura que podem contaminar o seu coração. Ele te faz ver os seus inimigos como irmãos e filhos de Deus, que também precisam da sua misericórdia.
4. Peça a intercessão dos santos
A quarta dica é pedir a intercessão dos santos, ou seja, dos homens e mulheres que viveram uma vida santa na terra e agora estão na glória do céu. Os santos são nossos amigos e modelos, que nos inspiram e nos ajudam na nossa caminhada cristã.
Entre os santos, há alguns que tiveram uma experiência especial com o tema da inveja, seja por terem sofrido com ela ou por terem combatido ela. Por exemplo:
- São José: ele foi o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. Ele teve que lidar com a inveja dos seus irmãos, que o venderam como escravo, e com a inveja de Herodes, que tentou matar o seu filho. Ele foi um homem justo, humilde e fiel, que confiou em Deus e cumpriu a sua vontade.
- Santa Rita de Cássia: ela foi uma esposa, mãe e religiosa. Ela teve que suportar a inveja e a violência do seu marido, que era um homem cruel e infiel. Ela orou pela conversão dele e dos seus filhos, que queriam vingar a sua morte. Ela foi uma mulher de fé, paciência e perdão, que se entregou totalmente a Deus.
- São Bento: ele foi um monge e um fundador de ordens religiosas. Ele teve que enfrentar a inveja e a perseguição de alguns sacerdotes e monges, que tentaram envenená-lo e expulsá-lo. Ele foi um homem de oração, sabedoria e milagres, que buscou a Deus em tudo.
Você pode pedir a esses e a outros santos que intercedam por você junto a Deus, para que você se livre da inveja e cresça na virtude. Você pode fazer isso rezando as suas orações ou invocando os seus nomes.
Veja também
- 5 melhores cursos de finanças pessoais para você aprender a economizar e investir
- Como fazer Salada de Quinoa com Abacate e Grão-de-Bico
5. Reze a oração para espantar inveja
A quinta e última dica é rezar a oração para espantar inveja, que é uma oração simples e poderosa, que invoca o nome de Jesus e o seu sangue precioso. Essa oração pode ser rezada em qualquer momento do dia, especialmente quando você sentir algum sinal de inveja no seu coração ou na sua vida.
A oração para espantar inveja é a seguinte:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor Jesus Cristo, eu te peço que me livres de toda inveja, ciúme e mal olhado. Eu renuncio a todo sentimento negativo que me afasta de ti e dos meus irmãos. Eu te peço que me enchas do teu amor, da tua paz e da tua alegria.
Eu te louvo e te agradeço pelo que tu és e pelo que tu fazes na minha vida. Eu reconheço que tudo o que eu tenho vem de ti e que tu tens um plano perfeito para mim. Eu te ofereço tudo o que eu sou e tudo o que eu tenho, para que tu faças conforme a tua vontade.
Eu te peço que me protejas com o teu sangue precioso, que me purifica de todo pecado e me liberta de todo mal. Eu te peço que me cubras com o teu manto sagrado, que me guarda de todo perigo e me conduz ao teu reino.
Eu te peço tudo isso em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Conclusão
A inveja é um sentimento que pode nos prejudicar muito, se não for combatido com a graça de Deus. Por isso, precisamos recorrer à oração, que é uma arma poderosa contra esse mal.
Neste artigo, nós compartilhamos com você 5 dicas de oração para espantar inveja: agradecer a Deus pelo que você tem, pedir perdão pelos seus pecados, orar pelos seus inimigos, pedir a intercessão dos santos e rezar a oração para espantar inveja.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e que você possa experimentar os frutos da oração na sua vida. Lembre-se de que Deus te ama muito e quer o seu bem.
E você, o que achou deste artigo? Você tem alguma outra dica de oração para espantar inveja? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua opinião conosco. Ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre esse assunto.
Que Deus te abençoe!