Esse delicioso prato da culinária tropeira, primo da galinhada voltou para ser lembrado! Quer aprender a fazer esse arroz de suã? Está no lugar certo!
INGREDIENTES PARA O CALDO
- 600 g de suã com osso (suã mineiro)
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- tiras da casca de 1 limão
- 1 folha de louro
- 1 litro de água
- ¼ de xícara (chá) de cachaça
- 1½ colher (chá) de cominho em pó
- 2 colheres (chá) de sementes de coentro
- 1 colher (chá) de sal
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Corte a carne de suã em pedaços uniformes de cerca de 3 cm, deixando o osso preso na carne — é o osso que dá mais sabor ao preparo. Descarte qualquer excesso de gordura.
- Tempere a carne com o cominho em pó, o sal e a pimenta a gosto. Deixe marinando por 20 minutos em temperatura ambiente, enquanto separa o restante dos ingredientes.
- Corte a metade da cebola em dois gomos. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descarte a casca. Bata as sementes de coentro no pilão apenas para quebrar e liberar melhor o aroma.
- Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque quantos pedaços de suã couberem, um ao lado do outro. Deixe dourar por 4 minutos de cada lado e transfira para uma travessa. Repita o mesmo processo com o restante da carne.
- Regue a panela com um fio de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até dourar. Junte o alho, a semente de coentro, a folha de louro, as tiras da casca de limão e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Acrescente a cachaça aos poucos, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo. Volte o suã para a panela e cubra com a água. Tampe e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 12 minutos.
- Desligue o fogo. Deixe a pressão sair completamente e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.
- Com uma pinça, transfira os pedaços de suã para uma travessa. Sobre uma tigela, coe o caldo por uma peneira e reserve.
INGREDIENTES PARA O ARROZ
- 1½ xícara (chá) de arroz
- toda a carne de suã cozida
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- caldo de ½ limão taiti (1 ½ colher (sopa))
- 3 xícaras (chá) do caldo de suã
- 1 colher (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de colorau
- 1 folha de louro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- salsinha a gosto para servir
MODO DE PREPARO
- Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, a carne, o louro, o colorau e mexa bem por 1 minuto para perfumar e quebrar a carne em pedaços menores com a espátula.
- Adicione o arroz, tempere com ½ colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture bem. Regue com o caldo de limão, adicione o caldo de suã, misture e não mexa mais.
- Assim que o caldo atingir o nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água — para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir — assim, os grãos terminam de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e sirva o arroz com folhas de salsinha a gosto e picles de rabanete com cebola e couve rasgada.
MAS, O QUE É SUÃ?
Também chamado de suã mineiro ou de espinhaço suíno, é a espinha dorsal do porco, que tem carne, osso e gordura. Essa composição acrescenta camadas de sabor às receitas. E a grande quantidade de tecido conjuntivo que envolve a espinha e os próprios ossos aporta às preparações em que ele é utilizado uma consistência muito interessante.
Você quer ver mais Receitas deliciosas como essa? ENTRE AQUI NO NOSSO GRUPO DO ZAP
Se você gostou dessa receita, achamos que você também pode gostar dessa Como fazer lasanha a bolonhesa