TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE

Como fazer TORTA PRÁTICA DE MAÇÃ-VERDE

Tortas

Essa torta de maçãs-verdes é incrível, parece saída de um desenho animado… Linda e super saborosa! Ótima para ser servida ainda quentinha, acompanhada por sorvete de creme. Uma verdadeira perdição!

INGREDIENTES

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200 g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
  • 1 lata de creme de leite (com o soro)
  • 1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 
  2. Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e trabalhe a massa até formar uma bolota. 
  3. Transfira para uma superfície lisa e continue trabalhando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas – elas fazem a massa ficar mais crocante. Corte e reserve na geladeira ⅓ da massa, que será usada para fechar a torta. 
  4. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. 
  5. Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. 
  6. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Enquanto isso, prepare o recheio. Veja a receita abaixo. 
  7. Retire os feijões e o papel-manteiga da massa pré-assada. Antes de colocar o recheio, polvilhe com ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca. Isso serve para que a massa não fique molhada e a farinha ainda forma um creminho. 
  8. Coloque as maçãs na fôrma e polvilhe com o restante da farinha de rosca. 
  9. Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. 
  10. Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra a massa novamente. Corte os filetes com uma faca grande e decore a torta. 
  11. Leve a torta para assar por 1h10 no forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média).

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 maçãs verdes
  • 1 ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 e ½ colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de caldo de limão
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca

MODO DE PREPARO do recheio

  1. Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs numa tábua e corte em fatias bem finas. 
  2. Numa tigela grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos.
  3. Polvilhe a massa pré-assada com a metade da farinha de rosca, antes de rechear com as maçãs preparadas (a montagem está descrita na etapa da massa.)

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *