O guia do bolo perfeito

Almoço Banana Bolos Carnes Chás Doces Frutas Janta Jantar Limão Massas Microondas Molhos Nhoques Pães e massas Panquecas Sobremesa Sorbet Sorvete Tortas

Quem nunca foi para a cozinha com aquela receita tradicional de família, mas ficou completamente decepcionado porque o bolo simplesmente não cresceu? O que deu errado? Muitas vezes, você pode seguir à risca o passo a passo, mas o resultado não sai como o esperado.

Saiba que alguns “segredinhos” podem fazer toda a diferença! São dicas que começam pela escolha dos ingredientes, passam pela preparação até a finalização da receita. Conversamos com a pediatra Flávia Oliveira, do Projeto Pediatria na Mesa, para descobrir alguns desses “macetes”. Olha só!

1. Não bata por muito tempo a massa do bolo no momento de misturar a farinha. Isso porque o glúten da farinha, quando muito manipulado, forma uma rede que acaba deixando o bolo “solado”, ou seja, pesado.

2. A fase para misturar bem é a do açúcar com os ovos e o óleo ou manteiga. Nesse momento, você pode, dependendo da receita, bater bastante na batedeira ou liquidificador.

3. Quando o bolo é feito com a gordura a base de óleo, não dê aquela “batidinha” com a forma na mesa, antes de levar ao forno. Isso acaba desprendendo parte do ar que foi incorporado à massa e o bolo não ficará tão fofinho. Quando o bolo é amanteigado, o que você pode fazer é passar um palito na massa para que grandes bolhas sejam desfeitas.

Continua após a publicidade..

4. Como saber que o bolo está pronto? Quando sentir aquele cheirinho gostoso pela casa! Esse é um dos primeiros sinais. Se precisar abrir o forno para ter certeza, faça delicadamente. Se abrir rápido, o ar frio entra e o bolo pode murchar. Com um dos dedos, você também pode pressionar levemente a massa. Se o bolo afundar, mas voltar à forma inicial, quer dizer que está pronto. Se a marca do dedo permanecer, deixe mais um pouco. Evite colocar palito, pois, ao furar o bolo, você introduz ar na massa e também poderá murchar. Bater na porta do forno delicadamente e ver se a massa se mexe é outra forma de checar se o bolo está pronto. Sempre pré-aqueça o forno em torno de 15 a 20 minutos, antes de começar a receita.

5. Separe os ingredientes antes de começar para não ter nenhuma surpresa. Imagine perceber que falta um dos ingredientes só no meio do preparo?

6. Cuidado com a substituição do tipo de farinha. Dependendo da receita, não vai dar muito certo!

7. Açúcar refinado e demerara costumam dar o mesmo resultado. Já o mascavo e o de coco têm gostos mais acentuados, combinando mais com determinadas receitas.

9. Colheres de medidas e uma balança pequena são utensílios que fazem a diferença, acredite!

Se quiser saber mais dicas sobre como fazer um bolo incrível, leia nossos outros artigos com receitas completas para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *