pão-francês caseiro
café da manha Lanches

Pão Francês Caseiro: Simples, Fácil e a Melhor Maneira de Fazer!

Continua após a publicidade..

E aí, pessoal, prontos para transformar sua cozinha em uma padaria? Hoje, vamos desvendar os segredos do pão francês caseiro, aquele pãozinho crocante por fora e macio por dentro que deixa qualquer um com água na boca! Preparem-se para uma aventura culinária saborosa e descomplicada, porque fazer pão francês em casa é mais fácil do que você imagina.

Continua após a publicidade..

Nada de ingredientes mirabolantes ou técnicas malucas: nessa receita, o segredo é a simplicidade e o amor! Vamos juntos colocar a mão na massa e criar pãezinhos dignos de padaria francesa, direto do seu forno caseiro.

Continua após a publicidade..

Ingredientes do Pão Francês Caseiro:

  • 500g de farinha de trigo
  • 300ml de água morna (entre 35°C e 40°C)
  • 10g de fermento fresco ou 5g de fermento seco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de óleo (opcional)

Um Pão Francês Caseiro em 1 Hora? É Possível!

Para essa receita, vamos precisar de ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa. O legal do pão francês caseiro é que você pode adaptar a quantidade e o tipo de farinha de acordo com o seu gosto. Se você prefere um pão mais integral, use farinha de trigo integral ou misture com farinha branca.

Continua após a publicidade..

O tempo de preparo é de cerca de 1 hora, do início ao fim. Isso mesmo, você não precisa passar o dia inteiro na cozinha para ter pães fresquinhos e deliciosos na sua mesa! Em menos de 60 minutos, você estará desfrutando do aroma irresistível de pão francês saído do forno.

Continua após a publicidade..

Modo de Preparo: Um Passo a Passo Crocante e Delicioso

  1. Misturando os Ingredientes Secos: Em um bowl grande, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açúcar. Se você estiver usando fermento fresco, dissolva-o em um pouco de água morna antes de adicionar à mistura.
  2. Ativando a Massa: Adicione a água morna aos poucos à mistura seca, mexendo sempre com uma colher de pau até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais farinha ou água aos poucos até obter o ponto ideal da massa, que deve ser macia e elástica, mas sem grudar nas mãos.
  3. Sovando e Descansando: Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, ou até que fique lisa e elástica. Se você tiver uma batedeira planetária, pode usar o gancho para sovar a massa por 5 minutos. Coloque a massa sovada em um bowl untado com óleo, cubra com um pano úmido e deixe descansar em local aquecido por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
  4. Dividindo e Modelando: Divida a massa em 8 partes iguais e modele cada uma delas no formato de pão francês. Para isso, faça um rolo com a massa, aperte as pontas para baixo e enrole novamente, dando um formato alongado e curvado.
  5. Descanso Final e Crocância: Coloque os pães modelados em uma forma untada com óleo, cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 30 minutos. Esse descanso é importante para que a massa cresça e os pães fiquem ainda mais macios.
  6. Assando e Delicie-se: Pré-aqueça o forno a 250°C. Antes de assar, faça alguns cortes superficiais nos pães com uma faca afiada. Isso vai ajudar a criar a crosta crocante característica do pão francês. Asse os pães por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Dicas Extras para um Pão Francês Perfeito:

  • Use água morna, mas não quente, para ativar o fermento. Se a água estiver muito quente, pode matar o fermento e o pão não crescerá.
  • Sove bem a massa para desenvolver o glúten, que é responsável pela elasticidade e maciez do pão.
  • Deixe a massa descansar em local aquecido e úmido para que cresça properly.
  • Faça os cortes superficiais nos pães antes de assar para garantir uma crosta crocante.
  • Pincele os pães com água antes de assar para um brilho dourado ainda mais irresistível.

Conclusão: Pão Francês Caseiro – Aquele Cheirinho de Padaria na Sua Casa!

Viram como é fácil fazer pão francês caseiro? Com essa receita simples e descomplicada, você vai ter pães fresquinhos, macios por dentro e crocantes por fora, sempre que bater aquela vontade. E o melhor de tudo: vai encher a sua casa com aquele cheirinho irresistível de padaria francesa, sem precisar sair do conforto do seu lar.

Continua após a publicidade..

Agora, prepare-se para impressionar a família e os amigos com suas habilidades de padeiro caseiro. E quem sabe, depois de dominar a arte do pão francês, a gente se aventura em outras delícias, né? Me contem nos comentários o que vocês acharam dessa receita. Será que vai ser sucesso na cozinha de vocês?

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *