Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Almoço Banana Bolos Carnes Chás Doces Frutas Janta Jantar Limão Massas Microondas Molhos Nhoques Pães e massas Panquecas Sobremesa Sorbet Sorvete Tortas

Os pães caseiros são os queridinhos dos brasileiros justamente pelo gostinho do “feito em casa”, sem conservantes. Se você quer sentir aquele cheirinho maravilhoso saindo do seu forno, aproveite algumas dicas para fazer pão caseiro, que vão te ajudar a fazer um bem fofinho e saboroso como o da vovó.

1. Manteiga e ovo

A manteiga e os ovos devem sempre estar em temperatura ambiente para serem utilizados na receita. Assim, eles não prejudicam o crescimento da massa e dão maciez ao pão. Se você não retirou a manteiga da geladeira antecipadamente, faça o seguinte: coloque água fervente em uma tigela, aguarde 2 minutos e jogue a água fora. Vire a tigela ainda quente sobre a manteiga e aguarde um pouco que ela amolecerá sem derreter.

Uma das dicas para fazer pão caseiro que também serve para qualquer outra receita é: quebre os ovos em um recipiente à parte e só depois agregue-os à receita. Desta forma, você evita o desperdício, caso algum deles esteja estragado. Para saber se o ovo está fresco, coloque-o em um copo com água. Se ele afundar, pode ser utilizado normalmente, mas, se boiar, deve ser jogado fora.

2. Ingredientes líquidos

Os líquidos, como o leite e a água, em algumas receitas devem ser adicionados na temperatura morna. Mas atente-se, pois se estiverem muito quentes poderão anular a ação do fermento.

Continua após a publicidade..

3. Farinha e outros ingredientes secos

Nunca coloque toda a farinha pedida na receita. Dependendo da temperatura, da umidade do dia e do tamanho dos ovos, a quantidade de farinha pode ser excessiva, tornando a massa firme e dura demais. Quando a receita pede 1kg de farinha (aproximadamente) significa que pode ser que use no máximo 1kg para fazer a massa, enfarinhar a superfície de trabalho, abrir, enrolar, etc.

Outra dica preciosa é peneirar os ingredientes secos, como farinha, açúcar e fermento, por exemplo, antes de utilizá-los. Desta forma, você evita a formação de grumos que podem interferir no crescimento do bolo.

4. Casquinha do pão

Quando se pensa em dicas para fazer pão caseiro, logo se pensa na casca perfeita. Mas, nem sempre é fácil atingir o ponto perfeito, por isso, alguns truques podem te ajudar. Para uma casquinha dourada, pincele com ovo misturado com algumas gotas de café. Se quer uma casquinha macia, pincele com manteiga derretida, várias vezes enquanto assa. Para obter uma casquinha brilhante, pincele o pão com ovo batido misturado com leite. Agora, se o objetivo é uma casquinha crocante, pincele com água.dicas para fazer pão caseiro.

6. Sovar a massa

O segredo para ter um pão fofinho é sovar, e muito! Então, prepare os braços e mãos à massa… Mas se a sua produção começar a aumentar, a dica é adquirir um cilindro para ajudar nessa tarefa. Sove a massa com as mãos bem secas e enfarinhadas para não errar o ponto de “desgrudar das mãos”.

7. Crescimento da massa

Depois de sovar ou passar no cilindro, é preciso colocar a massa para crescer. Mas, para saber se ela está no ponto para ir ao forno, utilize a técnica da bolinha no copo. Para isso, pegue um pedaço de massa e modele uma bolinha. Coloque dentro de um copo de água para que ela afunde e deixe descansar. Quando a bolinha subir à superfície estará na hora de levar o pão para assar. Em dias frios é muito demorado o crescimento dos pães. Para acelerar esse processo, cubra-os com um pano úmido e deixe crescer ao lado do forno ligado.

8. Hora de assar

Depois que a massa descansar, é hora de levar o pão ao forno. Este deve estar preaquecido, em temperatura média (180°C), para que o pão cresça de maneira uniforme. Se estiver muito quente, a receita pode ficar dourada por fora, mas crua por dentro. Caso o pão doure muito rápido, termine de assar coberto com papel-alumínio, sem apertar, sempre com a parte brilhante do papel voltada para o alimento.

Ao retirar o pão do forno, não deixe que ele esfrie na fôrma. Retire e coloque em uma grade para a base da massa não ficar úmida e mole. Depois de frio, embrulhe em papel- alumínio e conserve na geladeira ou coloque em sacos plásticos fechados. Para consumir, aqueça no forno ou no micro-ondas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *