Nove minutos de mexe-mexe. Eis o que separa um cozido apetitoso de um ensopado sem graça. É a cebola, dourada na manteiga por esses nove minutos, que vai entregar a base de sabor a esta versão sem carne do tradicional cozido norueguês.
INGREDIENTES
- 600 g de batata bolinha (cerca de 20 unidades)
- 3 cenouras
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 350 ml de cerveja preta (do tipo Malzbier)
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 rama de canela
- 2 colheres (chá) de sementes de mostarda
- 2 colher (chá) de sal
- 4 ramos de tomilho
- 1 folha de louro
- 8 ramos de salsinha
- 1 colher (sopa) de amido de milho
MODO DE PREPARO
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Corte cada uma ao meio no sentido do comprimento.
- Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento. Corte as metades em fatias de 1 cm, na diagonal. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas de 0,5 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho.
- Coloque as sementes de mostarda no pilão e bata apenas para quebrar levemente.
- Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até dourar, por cerca de 9 minutos — este é o primeiro passo para ter um cozido de legumes (que não leva carne) bem saboroso: um queimadinho inicial no fundo da panela.
- Acrescente o alho, o tomilho, o louro, as especiarias, o açúcar e refogue por mais 1 minuto. Junte as batatas e as cenouras cortadas, tempere com 2 colheres (chá) de sal e misture bem para incorporar os sabores do refogado.
- Adicione a cerveja e misture raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola. Deixe a cerveja cozinhar em fogo médio por cerca de 7 minutos, até o volume reduzir pela metade — isso dá mais sabor ao ensopado, diminui o amargor da cerveja e acentua o adocicado da bebida.
- Regue com a água, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 1 hora, ou até que as batatas e cenouras estejam macias e o caldo bem saboroso. Enquanto isso, lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
- Numa tigela pequena, misture o amido de milho com 2 colheres (sopa) de água e acrescente ao cozido. Mexa por cerca de 2 minutos para o caldo engrossar levemente.
- Desligue o fogo, misture a salsinha picada e sirva a seguir.
PODE TROCAR
Se não encontrar Malzbier, pode usar outra cerveja escura comercial. Pode ser de qualquer marca; elas costumam ter nomes como schwarzbier, black beer ou sweet stout. Além da Malzbier, vale Caracu, Xingu, Petra…
Se for usar uma cerveja artesanal, a dica é provar antes. Muitas têm amargor mais pronunciado, o que vai interferir no sabor do cozido. Para este preparo, prefira as cervejas mais neutras ou que tendam ao doce.
Você quer ver mais Receitas deliciosas como essa? ENTRE AQUI NO NOSSO GRUPO DO ZAP
achamos que você também pode gostar dessa como fazer PAVÊ SONHO DE VALSA
Veja também: Receitas de pudim tradicional para se deliciar
Veja também: Como fazer Pasta de Amendoim cremosa
Veja também: Como fazer Charuto de Batata