4 Passos para Fazer um Bolo de Mandioca sem Lactose Delicioso e Fofinho
Bolos Fitness

4 Passos para Fazer um Bolo de Mandioca sem Lactose Delicioso e Fofinho

Continua após a publicidade..

Você gosta de bolo de mandioca? Esse é um bolo típico da culinária brasileira, que também é conhecido como mané pelado ou bolo de macaxeira. Ele é feito com mandioca ralada, coco, queijo e ovos, e tem uma textura úmida e macia. Ele é perfeito para o café da manhã ou para o lanche da tarde.

Continua após a publicidade..

Mas se você tem intolerância à lactose ou quer evitar o consumo de leite e derivados, você pode pensar que não pode comer esse bolo. Mas isso não é verdade! Você pode fazer um bolo de mandioca sem lactose usando alguns ingredientes simples e substitutos naturais. O resultado é um bolo igualmente saboroso e fofinho, que vai agradar a todos.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, vou te contar como eu aprendi a fazer esse bolo de mandioca sem lactose e quais são os benefícios de cada ingrediente. Também vou te ensinar a fazer essa receita fácil e rápida e te dar algumas dicas para variar o sabor e a textura. E no final, vou te recomendar mais 10 opções de receitas parecidas que você pode experimentar.

Continua após a publicidade..

Como eu aprendi a fazer bolo de mandioca sem lactose

Eu sempre gostei de comer bolo de mandioca, mas confesso que me sentia mal depois de comer um pedaço cheio de lactose. Eu sofria com gases, cólicas e inchaço abdominal. Eu sabia que esse tipo de bolo não fazia bem para a minha saúde e para o meu bem-estar. Mas tudo mudou quando eu encontrei uma receita de bolo de mandioca sem lactose no blog Culinária Terapia, que me chamou a atenção pela simplicidade e pelo aspecto apetitoso.

Continua após a publicidade..

Eu fiquei curiosa e resolvi testar a receita em casa. E para a minha surpresa, eu adorei! O bolo ficou fofinho, úmido e aromático, com pedaços de coco e um leve sabor de queijo. Eu me senti satisfeita e leve depois de comer.

Continua após a publicidade..

Desde então, eu faço esse bolo pelo menos uma vez por mês, variando as frutas secas que eu uso. Eu também gosto de adicionar outros ingredientes como canela, cravo ou erva-doce para dar mais sabor e aroma.

Continua após a publicidade..

Receita e modo de preparo do bolo de mandioca sem lactose

Agora que eu já te contei a minha história com esse bolo, vou te ensinar a fazer também. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de mandioca ralada
  • 1 xícara (chá) de coco ralado
  • 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou outro adoçante natural
  • 1/4 xícara (chá) de leite vegetal (coco, amêndoas ou outro)
  • 1/4 xícara (chá) de queijo vegano ralado ou outro substituto
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

O modo de preparo é bem simples:

Continua após a publicidade..
  1. Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou um garfo até ficarem levemente espumosos.
  2. Adicione a mandioca ralada, o coco ralado, o óleo vegetal, o açúcar demerara e o leite vegetal e misture bem.
  3. Junte o queijo vegano ralado e o fermento químico e mexa delicadamente.
  4. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo vegetal e polvilhada com farinha de coco.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia limpo.
  6. Deixe o bolo esfriar um pouco na forma e depois desenforme e corte em fatias.

Dicas extras para fazer um bolo de mandioca sem lactose perfeito

Agora que você já sabe como fazer um bolo de mandioca sem lactose, vou te dar algumas dicas extras para deixar o seu bolo ainda mais gostoso e variado:

  • Você pode usar outras frutas secas como tâmaras, damascos, uvas passas ou figos. O importante é picá-las em pedaços pequenos e uniformes para que se distribuam bem na massa.
  • Você pode usar outros óleos vegetais como o de coco, o de girassol ou o de canola. Eles fornecem gorduras insaturadas que são benéficas para o coração e para o cérebro.
  • Você pode usar outros adoçantes naturais como xilitol, eritritol, stevia ou mel. Basta ajustar a quantidade de acordo com o seu paladar e o poder adoçante do produto escolhido.
  • Você pode usar outros leites vegetais como o de arroz, o de aveia ou o de soja. Eles ajudam a dar umidade e maciez ao bolo.
  • Você pode usar outros queijos veganos como o de castanha-de-caju, o de amêndoas ou o de tofu. Eles dão um toque salgado e cremoso ao bolo.
  • Você pode fazer uma cobertura para o bolo com leite de coco, açúcar demerara e coco ralado. Basta misturar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo até engrossar. Depois é só espalhar sobre o bolo frio.

Benefícios de cada ingrediente do bolo de mandioca sem lactose

Além de ser sem lactose, esse bolo de mandioca também é muito nutritivo. Cada ingrediente tem seus benefícios para a saúde. Veja só:

  • Mandioca: é uma raiz rica em carboidratos complexos que fornecem energia ao organismo. Também contém fibras, que melhoram o trânsito intestinal e a saciedade. Além disso, contém vitaminas C, B6 e K, que são importantes para a imunidade, o metabolismo e a coagulação sanguínea.
  • Coco: é uma fruta oleaginosa que contém gorduras saturadas que têm um efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias. Também tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que podem combater infecções e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, tem ácido láurico, que é um composto que pode melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue.
  • Óleo vegetal: fornece gorduras insaturadas que são benéficas para o coração e para o cérebro. Também contém vitamina E, que é um antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres.
  • Açúcar demerara: é um tipo de açúcar menos refinado que o açúcar branco, pois mantém alguns minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Ele tem um poder adoçante semelhante ao do açúcar branco, mas com menos calorias e carboidratos. Ele também não altera os níveis de glicose no sangue tão rapidamente quanto o açúcar branco, sendo uma opção melhor para diabéticos ou pessoas que querem emagrecer.
  • Leite vegetal: é uma bebida feita a partir da trituração e da hidratação de alguns grãos, sementes ou frutas oleaginosas como coco, amêndoas ou arroz. Ele é uma alternativa ao leite animal para pessoas que têm intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Ele também contém nutrientes como cálcio

Veja também:

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *