5 Motivos para Fazer um Bolo de Castanhas e Frutas Secas Low Carb
Bolos Fitness

5 Motivos para Fazer um Bolo de Castanhas e Frutas Secas Low Carb

Continua após a publicidade..

Você está procurando uma receita de bolo saudável, saboroso e fácil de fazer? Então você precisa conhecer o bolo de castanhas e frutas secas low carb. Esse bolo é feito com ingredientes naturais, sem farinha de trigo, sem açúcar refinado e sem lactose. Ele é rico em fibras, proteínas, gorduras boas e antioxidantes. Além disso, ele tem um sabor incrível, com a doçura das frutas secas e o crocante das castanhas.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, vou te contar como eu descobri esse bolo e quais são os benefícios de cada ingrediente. Também vou te ensinar a fazer essa receita deliciosa e te dar algumas dicas para variar o sabor e a textura. E no final, vou te recomendar mais 10 opções de receitas parecidas que você pode experimentar.

Continua após a publicidade..

Como eu descobri o bolo de castanhas e frutas secas low carb

Eu sempre gostei de comer bolo, mas confesso que me sentia culpada depois de comer um pedaço cheio de calorias vazias e carboidratos simples. Eu sabia que esse tipo de bolo não fazia bem para a minha saúde e para o meu peso. Mas tudo mudou quando eu encontrei uma receita de bolo integral de frutas secas e castanhas no blog Mel e Pimenta, que me chamou a atenção pela simplicidade e pelo aspecto apetitoso.

Continua após a publicidade..

Eu fiquei curiosa e resolvi testar a receita em casa. E para a minha surpresa, eu adorei! O bolo ficou fofinho, úmido e aromático, com pedaços de tâmaras, damascos, castanhas e especiarias. Eu me senti satisfeita e leve depois de comer.

Continua após a publicidade..

Desde então, eu faço esse bolo pelo menos uma vez por mês, variando as frutas secas e as castanhas que eu uso. Eu também gosto de adicionar outros ingredientes como coco ralado, cacau em pó ou essência de baunilha para dar mais sabor e aroma.

Continua após a publicidade..

Receita e modo de preparo do bolo de castanhas e frutas secas low carb

Agora que eu já te contei a minha história com esse bolo, vou te ensinar a fazer também. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 4 ovos
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo de coco
  • 1/4 de xícara (chá) de xilitol ou outro adoçante natural
  • 1/4 de xícara (chá) de leite vegetal (amêndoas, coco ou outro)
  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas
  • 1/4 de xícara (chá) de farinha de coco
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de tâmaras sem caroço picadas
  • 1/2 xícara (chá) de damascos secos picados
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha-do-pará picada
  • 1/4 de xícara (chá) de nozes picadas

O modo de preparo é bem simples:

  1. Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou um garfo até ficarem levemente espumosos.
  2. Adicione o óleo de coco derretido, o xilitol e o leite vegetal e misture bem.
  3. Em outra tigela, misture a farinha de amêndoas, a farinha de coco, o fermento, a canela e o sal.
  4. Junte as duas misturas e mexa bem até ficar homogêneo.
  5. Adicione as frutas secas e as castanhas e misture delicadamente.
  6. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo de coco e polvilhada com farinha de coco.
  7. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia limpo.
  8. Deixe o bolo esfriar um pouco na forma e depois desenforme e corte em fatias.

Dicas extras para fazer um bolo de castanhas e frutas secas low carb perfeito

Agora que você já sabe como fazer um bolo de castanhas e frutas secas low carb, vou te dar algumas dicas extras para deixar o seu bolo ainda mais gostoso e variado:

Continua após a publicidade..
  • Você pode usar outras frutas secas como ameixas, cranberries, uvas passas ou figos. O importante é picá-las em pedaços pequenos e uniformes para que se distribuam bem na massa.
  • Você pode usar outras castanhas como amêndoas, avelãs, pistaches ou macadâmias. Elas adicionam crocância e gorduras boas ao bolo.
  • Você pode usar outros adoçantes naturais como eritritol, stevia ou mel. Basta ajustar a quantidade de acordo com o seu paladar e o poder adoçante do produto escolhido.
  • Você pode usar outros leites vegetais como o de arroz, o de aveia ou o de soja. Eles ajudam a dar umidade e maciez ao bolo.
  • Você pode usar outros aromas como o extrato de baunilha, o extrato de amêndoas ou o extrato de laranja. Eles dão um toque especial ao sabor do bolo.
  • Você pode fazer uma cobertura para o bolo com creme de leite de coco, xilitol e raspas de laranja. Basta misturar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo até engrossar. Depois é só espalhar sobre o bolo frio.

Benefícios de cada ingrediente do bolo de castanhas e frutas secas low carb

Além de ser low carb, esse bolo de castanhas e frutas secas também é muito nutritivo. Cada ingrediente tem seus benefícios para a saúde. Veja só:

  • Ovos: são uma excelente fonte de proteína completa, que contém todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Também contêm colina, que é uma substância que ajuda na memória e na concentração. Além disso, contêm vitaminas A, D, E e K, que são importantes para a visão, a pele, os ossos e a coagulação sanguínea.
  • Óleo de coco: é uma fonte de gordura saturada que tem um efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Também tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que podem combater infecções e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, tem ácido láurico, que é um composto que pode melhorar os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue.
  • Xilitol: é um adoçante natural extraído das fibras de alguns vegetais como milho, beterraba e ameixa. Ele tem um poder adoçante semelhante ao do açúcar, mas com menos calorias e carboidratos. Ele também não provoca cáries nem altera os níveis de glicose no sangue, sendo uma boa opção para diabéticos ou pessoas que querem emagrecer.
  • Leite vegetal: é uma bebida feita a partir da trituração e da hidratação de alguns grãos, sementes ou frutas oleaginosas como amêndoas, coco ou arroz. Ele é uma alternativa ao leite animal para pessoas que têm intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Ele também contém nutrientes como cálcio
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *