SOPA DE ABÓBORA ASSADA
Janta

Como fazer SOPA DE ABÓBORA ASSADA

Continua após a publicidade..

Olha que detalhe curioso: você não vai usar panela nesta receita. Os ingredientes vão do forno para o liquidificador e de lá para a mesa.

Continua após a publicidade..

Depois de assada, a polpa da abóbora ganha uma doçura que combina às mil maravilhas com a acidez e picância do molho de alho, limão-siciliano e pimenta calabresa. Fica delicioso.

Continua após a publicidade..

INGREDIENTES da SOPA DE ABÓBORA ASSADA

  • 800 g de abóbora japonesa com casca (cerca de 600 g descascada, ou 4 xícaras cortada em cubos de 3 cm)
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • 3 colheres (sopa) de caldo de limão-siciliano
  • 5 xícaras (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) de conhaque
  • 8 colheres (sopa) de azeite
  • 5 ramos de sálvia
  • ¼ de colher (chá) de canela
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 
  2. Com uma colher, retire as sementes da abóbora. Descasque e corte a abóbora em cubos médios de cerca de 3 cm — não se preocupe em fazer cubos perfeitos, mas os pedaços precisam ter um tamanho uniforme para assar por igual. 
  3. Descasque e corte a cenoura em rodelas grossas de 2 cm. Corte as cebolas ao meio e cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz, e descasque — assim as camadas permanecem unidas ao assar. Lave, seque e corte o talo de salsão em pedaços de 2 cm. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e mantenha a casca. 
  4. Numa assadeira grande, coloque os legumes cortados: de um lado a abóbora e do outro lado a cenoura, o salsão e a cebola — deixe espaço entre os pedaços para dourarem melhor. Distribua os ramos de sálvia e os dentes de alho entre os legumes e regue tudo com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços com o azeite. 
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente dourados — não precisa virar na metade do tempo, a ideia é que os legumes fiquem macios mas com uma parte dourada, para dar sabor à sopa. Enquanto isso, leve uma chaleira com um pouco mais de 5 xícaras (chá) de água ao fogo médio para aquecer.
  6. Retire a assadeira do forno, reserve os dentes de alho e os ramos de sálvia — eles serão usados para o molho e a finalização. Transfira metade dos legumes assados para o liquidificador, junte 2½ xícaras (chá) de água e bata até obter um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da sopa ejete a tampa. 
  7. Transfira a sopa batida para uma tigela (ou sopeira) e repita o processo com a outra metade dos legumes. Adicione o conhaque à sopa quente e tempere com a canela e noz-moscada. Prove e ajuste o sal.  
  8. Prepare o molho: descasque os dentes de alho assados e coloque num prato. Tempere com ½ colher (chá) de sal e amasse com um garfo até formar uma pastinha. Transfira para uma tigela e misture 6 colheres (sopa) de azeite, as raspas e o caldo de limão-siciliano e a pimenta calabresa. 
  9. Sirva a sopa de abóbora com as folhas de sálvia assadas e o molho de alho. 

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o preparo da sopa para assar abóbora a mais e ganhe tempo no preparo de outras receitas. Dica: caso sua assadeira seja pequena, utilize outra assadeira para o preparo das sobras planejadas de abóbora.

Continua após a publicidade..

veja também:

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *