CHIPS DE BANANA-DA-TERRA
Frutas

Como fazer CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

Continua após a publicidade..

Crocantes e levemente adocicados, os chips de banana desta receita têm um toque refrescante de raspas de limão e uma surpresinha final, trazida pelo cominho.

Continua após a publicidade..

Vão bem como aperitivo, claro, mas também fazem bonito como acompanhamento, lanchinho ou até como acessório culinário. Fáceis, fáceis, só guardam um segredo: para que fiquem perfeitos, a banana ainda precisa estar verde.

Continua após a publicidade..

INGREDIENTES da CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

  • 3 bananas-da-terra verdes
  • raspas de 1 limão
  • cominho em pó a gosto
  • sal a gosto
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar
  • Tempo de preparoPá-Pum
  • ServeAté 4 porções

MODO DE PREPARO da CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

  1. Corte as bananas ao meio, no sentido da largura — assim elas ficam menores, mais fáceis para descascar e passar pelo fatiador de legumes. Faça um corte longitudinal na casca e puxe com a faca para descascar cada pedaço de banana — a casca da banana-da-terra verde é mais grudada na polpa.
  2. Leve uma panela média de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Atenção: o óleo não pode estar muito quente, caso contrário, em vez de ficarem crocantes e sequinhas, as bananas podem queimar. Se tiver um termômetro culinário, considere a temperatura de cerca de 160 ºC. Forre uma travessa grande (ou assadeira) com papel-toalha. 
  3. Posicione o fatiador de legumes (ou mandolim) sobre a panela (mas sem encostar!) e fatie as bananas, no sentido do comprimento, aos poucos — assim elas caem diretamente no óleo quente. Cuidado para não colocar muitas fatias de uma só vez e correr o risco de elas grudarem umas nas outras. Deixe uma porção de banana fritar por cerca de 2 minutos, mexendo com a escumadeira para fritar de maneira uniforme. Atenção para o ponto, é jogo rápido: o óleo para de espumar, as bananas mudam de cor, ganhando um tom amarelo mais vivo, e ficam crocantes.
  4. Transfira os chips de banana para a travessa forrada com papel-toalha e repita o processo com o restante da fruta.
  5. Tempere os chips de banana com cominho, sal e as raspas de limão. Sirva a seguir. 

BANANA CHIPS A TODA HORA

Os chips de banana (já frios e temperados com sal) podem ser armazenados num pote com fechamento hermético (ou em saquinhos bem fechados) por até 20 dias em temperatura ambiente. Olha que ideia boa para o lanche!

Continua após a publicidade..


NÃO ENCONTROU BANANA-DA-TERRA?

Continua após a publicidade..

Você pode preparar os chips de banana com banana-nanica; eles ficam com um tom amarelo mais clarinho, mas igualmente saborosos. Mas atenção: a fruta deve estar BEM verde mesmo, do contrário as fatias não ficam crocantes.

Continua após a publicidade..


OUTROS FORMATOS

Você pode fritar as bananas em outros formatos, como rodelas finas ou fatias finas na diagonal. A dica é: quanto mais fina a espessura do corte melhor!

Continua após a publicidade..

veja também:

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *